COEF orienta barraqueiros sobre cuidados com a manipulação de alimentos e descarte de lixo

COEF orienta barraqueiros sobre cuidados com a manipulação de alimentos e descarte de lixo

COEF orienta barraqueiros sobre cuidados com a manipulação de alimentos e descarte de lixo
A Prefeitura de Floriano, através da Comissão Organizadora de Eventos de Floriano (COEF), reuniu nesta quarta-feira (15), os barraqueiros que estão habilitados para trabalhar com a venda de alimentos e bebidas durante o Carnaval da Princesa do Sul. Participaram os secretários de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marcos Veras, de Meio Ambiente, Haila Oka, além da coordenadora da Vigilância Sanitária, Daniela Braglia, entre outros.

A reunião foi para repassar orientações de higiene e manipulação de alimentos aos barraqueiros. A palestra, ministrada pela nutricionista Janaira Caroline, abordou os cuidados na limpeza dos ambientes, na escolha e processamento dos alimentos, de origem certificada, higienizados e manipulados com o uso de luvas e touca, para que os foliões sintam segurança em consumir os produtos e os barraqueiros vendam tudo o que produzirem. “Os consumidores sempre buscam por barracas que demonstram esses cuidados com os alimentos”, disse.

Em sua fala, o secretário Marcos Veras reforçou a importância das orientações e da responsabilidade de cada um no sucesso do evento e de suas vendas, reforçando os cuidados com a manutenção de equipamentos elétricos para evitar acidentes. A secretária Haila Oka alertou sobre o acondicionamento e descarte do lixo em locais adequados, sobre a disponibilização de lixeiras para os foliões, e evitar o uso de vidros. “Vamos também fazer um carnaval sustentável, separando o óleo e os descartáveis que podem ser reaproveitados por quem trabalha com a reciclagem”, orientou.

Ao final,  a Secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária distribuíram kits para os barraqueiros presentes, contendo 5 sacos de lixo com capacidade para 100 litros, máscaras, luvas, tocas e hipoclorito de sódio para a manipulação e higienização dos alimentos. “A reunião tratou de pequenas coisas, mas que têm uma importância grandiosa para todos, na manutenção da saúde e higiene e ainda na preservação do Meio Ambiente. Pedimos a colaboração de todos”, concluiu Marcos Veras.