Educação e UFPI lançam livro sobre experiências em tempos de pandemia em Floriano

Na noite desta terça-feira (09), no auditório do Colégio Técnico de Floriano – CTF, aconteceu a solenidade de lançamento do livro “Pibid e Residência Pedagógica: Experiências em tempos de pandemia na cidade de Floriano – PI”. Participaram da solenidade, o prefeito, Antônio Reis Neto; o secretário de Educação, Nylfrânyo Ferreira; a coordenadora do curso de Pedagogia da UFPI, Andreia Martins; a professora da UFPI, Anne Caroline Dourado, demais autoridades e convidados.

O livro relata as experiências dos acadêmicos no âmbito do Pibid e da Residência Pedagógica, que foram desenvolvidas no curso de Pedagogia do Campus Amilcar Ferreira Sobral (UFPI), em parceria com a Prefeitura Municipal de Floriano, contemplando algumas escolas da rede. A obra tem como objetivo socializar as vivências do PIBID e RP em tempos de ensino remoto.

Segundo as organizadoras do livro, Andreia Martins e Anne Caroline Dourado, esta foi uma experiência desafiadora e valorosa. “Conseguimos desenvolver espaços de trocas que subsidiariam aprendizagens. Esperamos que este livro possa colaborar como o referencial teórico sobre a formação inicial docente e favoreça a reflexão sobre nossas práticas cotidianas junto às escolas da educação básica”. O livro foi escrito pelos professores supervisores e preceptores dos Programas na rede municipal e acadêmicos da UFPI.

Para o secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, o lançamento do livro foi um grande desafio, mas uma experiência única e enriquecedora, “proporcionando novas formas de ensino e contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem, garantindo uma educação de qualidade, concluiu o secretário.