Floriano aplica quase mil doses de vacina contra poliomielite no Dia D

Floriano aplica quase mil doses de vacina contra poliomielite no Dia D

Floriano aplica quase mil doses de vacina contra poliomielite no Dia D
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o balanço de vacinação no Dia D de Campanha contra Pólio e Multivacinação em Floriano. Ao todo, foram aplicadas 928 doses da vacina contra a poliomielite, também conhecida como VIP ou VOP, que protege a criança contra 3 tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, em que pode haver comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.

Em Floriano, todas as Unidades de Saúde da zona urbana permanecem vacinando de segunda à sexta-feira. A vacina contra a Poliomielite é indicada para todas as crianças menores de 5 anos de idade. As menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população.

Já para a multivacinação, o público-alvo é formado por crianças e adolescentes de 2 meses a 14 anos, 11 meses e 29 dias. Estão disponíveis vacinas contra Meningite, Hepatite, Difteria, Pneumonia, Rotavírus, Febre Amarela, Sarampo, Caxumba, Rubéola, Varicela, HPV, entre outras. A estratégia é atualizar a caderneta de vacinação de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação.