Audiência Pública discute situação do Hospital Regional Tibério Nunes em Floriano
20/06/2019 - 17:31

Clique na imagem para ver mais fotos
Solicitada através do proponente David Oka, vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, uma audiência pública realizada na noite da última terça-feira (18) debateu a situação do Hospital Regional Tibério Nunes – HRTN em Floriano, que passa por sérios problemas, como superlotação que resulta em pacientes em macas pelos corredores,  falta de medicamentos, banheiros sem higiene, salários atrasados e outros.

A audiência realizada na Câmara Municipal também contou com a presença do Secretário Estadual de Saúde Dr. Florentino Neto, diretor do HRTN, Edmar Figueiredo, Secretária de Saúde de Floriano, Thais Braglia, deputados estaduais Gustavo Neiva (PSB) e Francisco Costa (PT), presidente da Câmara Municipal Maurício Bezerra, servidores do HRTN, vereadores e membros da comunidade florianense.  Na ocasião, deputados, vereadores e até membros da comunidade usaram a palavra para cobrar solução para os problemas encontrados na referida unidade de saúde. “Esse é um problema que o Governo já vem protelando bastante. Atrasos de salários, superlotação do hospital, falta de material para cirurgias, de medicamentos. Nós não temos mais condições de aguardar, nós precisamos de uma solução imediata para esse problema que é grave e que afeta não só a população de Floriano, mas do Sul do Piauí”, disse Gustavo Neiva.

Outra questão muito colocada durante o encontro foi o débito do Hospital que chega a R$ 10 milhões. “O que nos preocupa é como o cidadão vai esperar uma melhora, se o Hospital tem um debito de mais de 10 milhões, um déficit mensal de 1,5 milhão, os mesmos problemas sempre recorrentes e as pessoas responsáveis por resolver essa situação são as mesmas.”, afirmou.

Florentino Neto reconheceu as dificuldades, mas exaltou as melhorias já desenvolvidas no Hospital, como a aquisição de equipamentos e melhoria na estrutura.  Ele também falou sobre os salários dos servidores, enfatizando que foi autorizado o repasse referente a mais um mês para os prestadores de serviço, que segundo ele agora estão com os salários em dia. Como alternativa, o deputado estadual Francisco Costa defendeu a repactuação dos recursos dos municípios para que o Hospital Regional Tibério Nunes possa dar maior resolutividade à população. “O Tibério Nunes avançou bastante com a implantação dos serviços de neurocirurgia, obstetrícia, cirurgias ortopédicas e, com isso, elevou em 77% os atendimentos realizados, chegando a mais de 15 mil por mês”, disse o deputado.

Segundo o parlamentar, mesmo diante desses dados, o Hospital continua recebendo basicamente os mesmos recursos desde 2009 embora os atendimentos tenham triplicado, seja por conta do aumento da demanda e também pela implantação de novos serviços. “Aqui, nós temos duas questões. A primeira delas seria conseguir novos recursos pelo Ministério da Saúde, mas depois da aprovação da PEC dos gastos que congelou por 20 anos os investimentos em saúde e educação, fica claro que a probabilidade disso acontecer é mínima. A outra e, a que vejo aqui como mais viável, é que os municípios da região repactuem os recursos já existentes e destinem para o Hospital de Floriano que é onde realmente tem se resolvido as demandas de média e alta complexidade”, explicou Dr. Francisco.

Além disso, o Regional aguarda o credenciamento de outros serviços para que assim possa receber mais um incremento financeiro pelo Ministério da Saúde. Tendo a superlotação como um dos maiores problemas enfrentados, o deputado Francisco Costa lembrou ainda que a abertura da UPA deve resolver essa questão do Pronto Socorro do hospital, dando a este um papel de retaguarda para internações e cirurgias programadas.