12/02/2014 - 21:52

Prefeitura de Floriano e Associação resgatam a festa do vaqueiro

O evento teve uma vasta programação começando com um café da manhã, recepção às comitivas de vaqueiros de outras regiões e municípios, prosseguindo com corridas de cavalo, almoço, entretenimento e uma grande cavalgada saindo do Santuário até a Praça Dr. Sebastião Martins (centro), e retornando para o Bairro Nossa Senhora da Guia.

À noite, o evento continuou dentro do novenário com a missa do vaqueiro, e o encerramento, com duas bandas musicais até a madrugada do domingo.

A realização do evento ficou por conta da Associação dos Vaqueiros de Floriano que contou com o incentivo decisivo da Prefeitura Municipal.

O Prefeito Gilberto Junior e o vice-prefeito Salomão Holanda participaram em diversos momentos da festividade, inclusive juntando-se aos vaqueiros durante a cavalgada.

Na Avenida Getulio Vargas, o prefeito agradeceu publicamente os vaqueiros de Floriano e da região e disse que a parceria com a Associação de Vaqueiros foi fundamental para a grandiosidade do evento, acrescentando que, no próximo ano, a festa deverá ser maior ainda já que haverá mais tempo para um melhor planejamento.

"Além de ser o resgate de uma tradição cultural, a festa do vaqueiro representa um grande momento para a interação dessa sofrida e valente classe" disse o prefeito enfatizando que o vaqueiro é um símbolo do povo nordestino e, especialmente, do povo piauiense.

Fonte: Secom
Foto: Waldemir Miranda