Prefeitura de Floriano inicia curso de bordado em fitas para a comunidade

A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, abriu nesta terça-feira, 17, a primeira turma do Curso de Bordado em Fitas, voltado à comunidade, com as presenças da secretária da pasta, Elineuza Ramos e da primeira-dama, Carmélia Reis.

O curso está sendo ministrado na Estação da Cidadania Nivaldo Júnior, Conjunto Pedro Simplício, onde está instalada a secretaria, para 20 participantes. São pessoas da comunidade que buscam na capacitação, a oportunidade para aprender a bordar.

Inteiramente gratuito, o curso de Bordado em Fitas tem como ministrante a bordadeira Desterro. As aulas serão ministradas durante um mês. As alunas vão receber orientações teóricas, mas, principalmente, aulas práticas, com dicas sobre as melhores técnicas para o bordado em fitas em toalhas e centros de mesa, toalhas de banho, peças de enxoval, guardanapos, entre outros. Ao final, as participantes receberão certificados e as peças produzidas por elas comporão uma grande exposição,  em que poderão vender os bordados.

“Nós queremos que todas as participantes se tornem bordadeiras de mão cheia e que levem  esta arte adiante, atravessando gerações e mantendo hábitos peculiares da nossa cultura, bem como meio de fomento ao trabalho e complemento de renda familiar”, esclareceu Elineuza Ramos. Segundo ela, este é apenas um dos cursos profissionalizantes que a secretaria pretende ofertar.

“Começaremos pelo bordado, dança e música e queremos avançar para muitas outras áreas. O que tencionamos, de verdade, é dar ao nosso povo capacidade para trabalhar e fazer sua própria renda de forma digna”, finalizou.