Saúde de Floriano promove roda de conversa com gestantes da região do Alto da Cruz

Na última segunda-feira, 13, a Prefeitura de Floriano,  através da Secretaria de Saúde e de seus Núcleo Multiprofissional e Diretoria de Saúde da Mulher realizou uma roda de conversa na unidade de saúde Santa Cruz, bairro Alto da Cruz, com gestantes da área e com os profissionais da Equipe de Estratégia de Saúde da Família. Na pauta, foram debatidos assuntos importantes na vida das futuras mamães.

Segundo Ana Márcia Miranda, diretora de Saúde da Mulher, Floriano tem uma cobertura de pré-natal eficiente e, atualmente, todas as gestantes cadastradas junto à Secretaria de Saúde são acompanhadas pelas equipes. Na oportunidade, as gestantes também participaram de palestra sobre alimentação saudável e tiveram orientações sobre o funcionamento e importância do atendimento odontológico na rede municipal de saúde.

Atualmente, no Brasil, é reconhecida a importância de se ter um acompanhamento abrangente no pré-natal, que inclua não só as questões biológicas, mas, também, outros aspectos relevantes ao desenvolvimento infantil, como a saúde emocional da mãe, o apoio que ela encontra nos familiares, no trabalho, na escola e na comunidade, bem como orientações sobre a importância da construção do vínculo com o bebê e da participação do parceiro(a).

O pré-natal deve começar tão logo quanto a mulher desconfie que esta grávida, pela ausência de menstruação. O Ministério da Saúde recomenda que sejam realizadas, no mínimo, seis consultas (uma no primeiro trimestre da gravidez, duas no segundo e três no terceiro), sendo ideal que a primeira consulta aconteça até  12ª semana e que, até a 34ª semana, sejam realizadas consultas mensais. Entre a 34ª e 38ª semanas, o indicado seria uma consulta a cada 15 dias e, a partir da 38ª semana, consultas toda semana até o parto, que geralmente acontece na 40ª semana, mas pode durar até 42 semanas. Um ponto importante a ser citado é  que não existe alta do pré_natal. A mulher deverá ser acompanhada até o parto e logo depois também sendo realizada a visita/consulta puerperal. Nesse momento podem ser identificadas alterações solucionáveis  prontamente.

Durante o pré-natal, a gestante deve receber informações sobre seus direitos, hábitos saudáveis de vida (alimentação, exercícios etc.), medicamentos que precisa tomar e que deve evitar  e as mudanças ocorrem durante a gravidez, como a maior incidência de sono e alterações no ritmo intestinal. Também tem de receber informações sobre sinais de risco em cada etapa da gravidez, como lidar com dificuldades de humor, temores em relação à sua saúde e a saúde do bebê, enjoos, inchaço, manchas na pele, sinais de parto etc. Um ponto importante que é  informado durantes as consultas e que tem trazido uma angústia crescente são os sinais e sintomas da COVID, que apesar dos números decrescentes, ainda afetam consideravelmente a vida de gestantes e puérperas. Nesse momento reforçamos as medidas de controle e intensificação da vacinação.