Saúde de Floriano realiza capacitação sobre TEA para os médicos da Atenção Primária

Saúde de Floriano realiza capacitação sobre TEA para os médicos da Atenção Primária
Saúde de Floriano realiza capacitação sobre TEA para os médicos da Atenção Primária

O encontro aconteceu na última quinta-feira, 22, onde os médicos da atenção básica de Floriano participaram de uma capacitação conduzida pela neuropediatra Bianca Dourado. O evento, realizado no auditório do SAMU, teve como objetivo principal, compartilhar o fluxograma de atendimento aos Pacientes com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Para a médica Bianca Dourado, é importante a identificação de maneira precoce dos sinais indicativos de TEA e assim, dar o encaminhamento adequado para especialistas e equipe multiprofissional. A palestra, que contou com participação ativa dos médicos da Atenção Primária e, destacou a relevância da abordagem multidisciplinar no diagnóstico e tratamento desses pacientes, ao fazer o encaminhamento para os profissionais que atendam às dificuldades enfrentadas por essas crianças, como o atraso na fala e dificuldade de interação.

Segundo Vânia Arruda, diretora do Programa Saúde da Família, a iniciativa visa aprimorar a capacidade dos profissionais de saúde da atenção básica em reconhecerem os sinais precoces do TEA, possibilitando um encaminhamento mais ágil e eficaz nas redes de atenção em saúde. “Com essa iniciativa, espera-se não apenas melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes com TEA e familiares, mas também aumentar a conscientização e o conhecimento sobre esse transtorna. Isso contribuirá para uma abordagem mais humanizada e efetiva no cuidado dessas crianças.”, explica.