Floriano: Enfermeiras da Atenção Básica avaliam processo de planificação e Previne Brasil

Floriano: Enfermeiras da Atenção Básica avaliam processo de planificação e Previne Brasil

Floriano: Enfermeiras da Atenção Básica avaliam processo de planificação e Previne Brasil
Foi realizada na última sexta-feira (12), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, uma reunião com as tutoras do município de Floriano (enfermeiras) 1u3 trabalham com a Atenção Primária da Saúde, para monitoramento das ações desenvolvidas pelo Projeto PlanificaSUS/Albert Einstein. Na oportunidade também foram discutidos o avanço dos indicadores do Previne Brasil e do sistema e-Planifica. 


Planificação da Atenção à Saúde

A Planificação da Atenção à Saúde compreende um conjunto de atividades educacionais voltadas a aprimorar os conhecimentos, desenvolver habilidades e atitudes dos profissionais necessárias à organização e qualificação dos processos assistenciais, estimulando a reflexão sobre o funcionamento dos serviços e o modo de fazer das equipes, contribuindo para o aperfeiçoamento dos processos de trabalho, envolvendo todos os trabalhadores da atenção primária e atenção secundária. 

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Israelita Albert Einsten, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS), desenvolveram uma metodologia para operacionalizar a PAS, denominada PlanificaSUS.


Previne Brasil

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como a ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Indicadores Previne Brasil para o ano de 2022: 

1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação;
2 - Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS;  
5 - Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra Difteria, Tétano, Coqueluche, Hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada; 
6 - Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;  
7 - Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.
 

O que é e-Planifica?


Espaço destinado para cadastro, monitoramento, avaliação, acesso e registro das informações relacionadas aos projetos PlanificaSUS e Saúde Mental na APS. Com o e-Planifica, gestores e profissionais de saúde podem acompanhar suas unidades de saúde, além de obter acesso aos materiais técnicos de apoio à execução das atividades por meio da Biblioteca Virtual. A plataforma é destinada a tutores, gestores, referências técnicas, consultores regionais, analistas de tutoria e outras pessoas envolvidas.