Projeto TeleNordeste vai garantir atendimento por telemedicina na Atenção Primária em Floriano

Contemplado pelo Projeto TeleNordeste, que pretende apoiar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) através da telemedicina, a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última semana reuniões e visita a UBS Viana de Carvalho, que será a unidade piloto no município, cujo critério de inclusão foi fazerem parte do PlanificaSUS. Em Floriano, o Projeto será desenvolvido por profissionais de saúde do Hospital Beneficência Portuguesa, localizado em São Paulo.

Tem como objetivo disponibilizar serviços de telemedicina para as UBS, priorizando aquelas nas quais são observadas baixa oferta de serviços especializados para atendimento a pacientes com condições crônicas e vazios assistenciais da Atenção Especializada.

A responsável técnica pela Planificação das unidades de saúde em Floriano, Meirylene Santos, ressalta que a participação do município no projeto é um marco. “Este é um projeto inovador, através do qual vamos levar a experiência tecnológica no atendimento especializado voltado às doenças crônicas. Tenho absoluta certeza que será um ganho para a população”, destacou.

A iniciativa é uma parceria entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), Ministério da Saúde (MS), Secretaria Estadual de Saúde ( SESAPI) e os Hospitais Beneficência Portuguesa.