Grupo teatral promove reflexão sobre saúde mental no CAPS AD III

Em parceira com o Grupo TEAmar, da cidade de Amarante, o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD III) realizou um momento teatral com o objetivo de explorar questões relacionadas à saúde mental. A apresentação da peça "Encontro de Fogo" aconteceu sob os olhares atentos dos usuários do serviço. Inspirada na história infantil "Chapeuzinho Vermelho", a peça trouxe visitantes inesperados, como Branca de Neve, Cinderela e Coelho Branco, para discutir a loucura na sociedade moderna, oferecendo uma perspectiva única sobre o “lugar” de cada indivíduo na comunidade.

A utilização de atividades artísticas desempenha um papel fundamental nos centros de referência em saúde mental, oferecendo um espaço terapêutico e criativo para os usuários. Segundo Idalina de França, coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, essas iniciativas promovem a socialização, elevam a autoestima e fomentam o desenvolvimento de habilidades, contribuindo significativamente para o bem-estar mental e emocional dos participantes.

A abertura do evento contou com uma palestra da psicóloga Nancy Custódio, que tratou sobre a importância da participação ativa dos usuários do CAPS nas atividades desenvolvidas e do acompanhamento familiar no tratamento, medida que auxilia na aceitação e promove a recuperação e o bem-estar desses indivíduos.

Para Kívia Resende, diretora do CAPS AD III, a peça apresentada desafiou o estigma de que pessoas com transtornos mentais devem ser isoladas. "Ela mostrou que o lugar de cada um é onde quer que escolha estar", concluiu Kívia.