Educação de Floriano realiza solenidade de encerramento do Projeto de Fortalecimento da Aprendizagem
A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), realizou nesta quarta-feira, 10 de dezembro, no auditório do Complexo Comercial do Cruzeiro, o encerramento do Projeto 'Fortalecimento da Aprendizagem', iniciativa desenvolvida ao longo de sete meses com o objetivo de potencializar o processo de ensino e aprendizagem na rede pública municipal.
A solenidade de encerramento celebrou os resultados alcançados durante o ano de 2025, reconhecendo o empenho das equipes escolares, coordenadores, gestores, monitores e da SEMED na execução do projeto. Todos contribuíram diretamente para a melhoria do fluxo escolar, para o fortalecimento da aprendizagem e para o avanço nos indicadores educacionais do município.
O Fortalecimento pela Aprendizagem foi criado para reforçar as habilidades dos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. O projeto atendeu a mais de 2 mil alunos e teve como foco principal a recomposição das aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática, além do desenvolvimento das competências socioemocionais. As atividades foram realizadas em jornada ampliada, complementando a rotina escolar com mais 15 horas semanais de estudos e vivências pedagógicas.
Ao todo, 150 monitores voluntários divididos em macrocampos como Acompanhamento Pedagógico, Cultura e Arte, Esporte e Lazer, Cultura Digital, Projeto de Vida e Empreendedorismo, atuaram do desenvolvimento do projeto. A atuação ocorreu de forma integrada às escolas, com registros das atividades nos diários de classe e em relatórios mensais, garantindo acompanhamento contínuo e organização pedagógica alinhada ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) das unidades de ensino.
Além disso, durante todo o período de execução do projeto, os estudantes participaram de ações diversificadas que envolveram leitura, produção textual, práticas esportivas, atividades culturais, tecnologias educacionais, além de vivências relacionadas a autonomia, criatividade e protagonismo juvenil. Todo o processo também contou com o fornecimento de alimentação escolar adequada e aquisição de materiais didáticos e pedagógicos específicos, garantindo suporte para o desenvolvimento das atividades.










