Joel Rodrigues decreta luto pela morte do florianense ilustre, Dr. José Nazareno

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, decretou luto oficial de três dias, pelo falecimento do advogado, ex-vereador e ex-deputado estadual, Dr. José Nazareno Soares de Araújo. A bandeira do Município está a meio mastro.

José Nazareno Soares de Araújo nasceu em Floriano no dia 4 de abril de 1930. Filho de Thiago Roque de Araújo e Belisa Soares, falecidos. Casou-se com Marise Marques Martins, filha de Dr. Sebastião Martins Araújo Costa e Dona Maria Amélia Marques Martins, com quem teve 3 filhos. Viveu sua infância e adolescência em Floriano e depois foi morar em Teresina, no ano de 1963, mas estudou também em Fortaleza e Belo Horizonte, onde se formou em direito em 1953.

Em seguida retornou a Floriano onde foi professor e exerceu sua profissão de advogado.

Sua vida política iniciou-se em 1954, quando foi eleito o segundo mais bem votado vereador de Floriano.  Exerceu dois mandatos de deputado estadual no Piauí, nos períodos de 1959 a 1962 e de 1967 a 1970. Foi eleito suplente do senador Helvídio Nunes para a legislatura de 1979 a 1987.
Ocupou vários cargos importantes no Governo Estadual, principalmente no governo de Petrônio Portela e foi procurador geral do Estado no governo de Bona Medeiros e, ainda, diretor geral do Detran-PI.

Dr. Nazareno também era um desportista, foi um dos fundadores do Ferroviário Atlético Clube, que chegou a disputar o campeonato piauiense de futebol. Era também um grande carnavalesco e fundou o bloco Os Malandros.

Dr. Nazareno se preparava para lançar o seu livro, concluído há pouco mais de um mês, intitulado: “Antes que eu esqueça”.

“Era uma pessoa muito querida, segundo relatam todos os que conviveram com o Dr. Nazareno e levou o nome de Floriano para muitos lugares, contribuindo bastante com a nossa cidade, por isto merece todo o nosso respeito, reconhecimento e homenagem”, disse Joel Rodrigues.

Dr. Nazareno morreu por falência múltipla dos órgãos,  por volta das 8h da manhã,  desta quarta-feira, 16, em Teresina, mesmo local de sepultamento.

Com informações do livro Coleção Florianenses, Vol. 4 e do historiador Cristóvão Augusto.

Confira o documento completo: http://floriano.pi.gov.br/download/202012/SF16_acdaa6a8b9.docx