PRÉ-FLO: Projeto de revisão para alunos do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental tem aula inaugural

Em mais uma ação do Pacto pela Aprendizagem, lançado em julho passado por ocasião do aniversário da cidade, a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, realizou neste sábado (8), a aula inaugural do projeto Pré-Flo que tem por objetivo reforçar o aprendizado de alunos dos anos iniciais e final, do Ensino Fundamental, com aulas de reforço nas disciplinas de português e matemática.

O Pré-Flo  está sendo realizado em dois formatos, ao mesmo tempo: nas escolas, para os alunos das séries iniciais (2º e 5º anos) com aplicação de simulados de revisão, e para os alunos da série final (9º ano), com aulões de revisão, no auditório do CEEP, como preparação para que todos participem da prova SAEPI, lançada recentemente pelo Governo do Estado para avaliar o nível de aprendizado nos municípios.

A abertura do aulão, neste sábado, foi prestigiada pelo secretário de Educação, Nylfranyo Ferreira, pelas diretoras de ensino Hortência Vaz e Solange Barros e equipe de professores.
Antes de iniciar o aulão, os professores fizeram uma dinâmica de aquecimento, com exercícios de alongamento. Na sequência, alguns alunos apresentaram uma paródia destacando o projeto de revisão, nos moldes de um cursinho preparatório, que reforça os conhecimentos dos alunos, não só para as provas do SAEPI*, mas também, para os classificatórios do IFPI e CTF.

Durante toda a manhã, os alunos tiveram aulas de revisão de português e matemática, com a resolução de exercícios para uma melhor fixação dos conhecimentos. Além das aulas preparatórias deste sábado para os alunos de 2º, 5º e 9º anos, haverá também no próximo dia 22, antes da aplicação da prova SAEPI, marcada para o dia 28 de outubro.

Para os alunos do 9º ano, haverá, ainda, mais dois aulões, nas datas 26/11 e 10/12, para preparar e proporcionar aos alunos  chances mais igualitárias de acesso às vagas ofertadas nos classificatórios do IFPI e do CTF.

*O que é o SAEPI?

A palavra “SAEPI” significa Sistema de Avaliação de Ensino do Piauí. Trata-se de uma prova instituída neste ano de 2022, pelo Governo do Estado, como ferramenta para avaliar o nível de ensino e aprendizagem dos alunos do 2º, 5º e 9º anos. Este será o primeiro ano de realização da prova, com aplicação prevista para o dia 28 de outubro,  em todos os municípios do Piauí.