Prefeito Antônio Reis acompanha implantação da Linha de Cuidado Materna e Infantil na Policlínica

Em visita  à Policlínica Teresa Chaib, na última quarta-feira (10), o prefeito de Floriano, Antônio Reis,  acompanhou de perto o processo de implantação da Linha de Cuidado Materna e Infantil, que tem como público-alvo gestantes e crianças de alto risco. A implantação dessa linha de cuidado é um produto do Projeto do PanificaSUS - Ministério da Saúde e Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), com execução do Instituto Israelita Abert Einstein e da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (SESAPI).

O objetivo do Projeto PlanificaSUS é organizar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), integrando-os como continuidade do cuidado nas Redes de Atenção à Saúde (RAS), com vistas a responder às necessidades e expectativas da população, no território de saúde do Rios Piauí Itaueira.

A referida linha de cuidados materna e infantil da Policlínica é composta por uma equipe multiprofissional formada por enfermeira, psicóloga, fitoterapeuta, assistente social, nutricionista, médico obstetra e pediatra que desenvolverá função assistencial, educacional, de supervisão e de pesquisa. Esse serviço é pioneiro no Estado e de grande relevância para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

A secretária, Caroline Reis, tem acompanhado o processo de implantação e garantido os equipamentos e insumos necessários para que o serviço possa ser viabilizado o quanto antes.

Durante a visita se fizeram presentes a equipe técnica do Projeto PlanificaSUS/Albert Einstein, tutor estadual da SESAPI, referência técnica de PlanificaSUS, assessores, coordenadores, diretores da prefeitura  municipal e da Secretaria de Saúde de Floriano.