Prefeitura implanta quase 2.500 luminárias de led e contribui com a segurança pública de Floriano

A Câmara de Vereadores convocou e a Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e da Sutran, atendeu ao chamado para participar de uma reunião nesta quinta-feira, 24, em que também compareceram representantes do poder judiciário, de entidade e das forças de segurança do estado e do município, entre elas: Comando Geral da PM/PI, Gerência de Policiamento Civil do Piauí, PRF, 3º BPM, Comando de Policiamento do Interior, Defensoria Pública de Floriano, Núcleo de Proteção à Mulher, Conselho Tutelar, delegacias de Polícia de Floriano e OAB, para discutir o atual cenário da segurança pública em Floriano.

A reunião, requerida pelo vereador Dessim Almeida e subscrita pelos demais parlamentares, foi motivada pela ocorrência reiterada de roubos e episódios de violência no município. Os vereadores quiseram saber, em números, como estão atuando as forças de segurança, e o porquê da crescente onda de roubos a florianenses. Entre os questionamentos para o atual cenário, alguns vereadores citaram a iluminação pública e a falta de roço em terrenos baldios, de propriedade particular.

O secretário de Infraestutura, Renê Moreira, explicou que desde o ano passado, a prefeitura está executando o projeto de melhoria da iluminação pública de Floriano, com a implantação de luminárias de led, que são mais econômicas, têm vida útil maior e dão maior claridade às vias públicas. Só em outubro do ano passado, foram implantadas mil luminárias de  led em 31 ruas, avenidas e trechos urbanos de BR’s. De 20 de janeiro a 11 de fevereiro de 2022, foram implantadas mais 1.442 luminárias em 62 ruas, totalizando 2.442 pontos de luminárias led’s e 93 vias públicas contempladas.

Sobre um trecho da av. Petrônio Portela, bairro Taboca, sem rede de iluminação pública, o secretário informou que o projeto para a implantação da rede no setor está pronto, faltando apenas a aprovação da Equatorial, para iniciar a licitação. No mesmo projeto estão outras duas vias que serão contempladas com rede de iluminação: trecho da rua São José, compreendido entre a rua Coêlho Rodrigues e a Av. Frei Antonio Cúrcio, e trecho da rua Francisco Souza Lima, que dá acesso ao residencial Alto da Cruz.

Sobre os terrenos particulares, os proprietários devem cumprir a Lei 12/2019 - Código de Postura do Município, que em seu artigo 15, diz que os donos têm que promover a limpeza de seu terreno. Em caso de descumprimento, são notificados, e após 30 dias, se persistirem, podem ser multados. Um levantamento da prefeitura aponta que existem cerca de 3.500 terrenos baldios de propriedade particular em Floriano.