Primeiros beneficiados começam a receber próteses dentárias em Floriano

O prefeito Antônio Reis e a secretária de municipal de Saúde, Caroline Reis, visitaram nesta terça-feira (22), o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para acompanhar a entrega das primeiras próteses dentárias a beneficiários do município.

O diretor do CEO, César Júnior, explicou que inicialmente, o programa tem capacidade para entregar até 20 próteses por semana, totalizando uma média de 80 beneficiados. “Qual a importância de um sorriso? Pra quem passou pela dramática perda de algum dente, um novo sorriso significa muito, inclusive, novas possibilidades. Esse programa vai mudar a vida de centenas de florianenses que poderão voltar a sorrir”, disse.

O Centro de Especialidades Odontológicas realiza cerca de 500 atendimentos mensais, de alta complexidade odontológica, como canal, periodontia, bucomaxilofacial, entre outros. Uma continuidade do trabalho realizado pela rede de atenção básica, que é a responsável pelo primeiro atendimento e encaminhamento do paciente.

O Programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal, que reúne uma série de medidas para garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros,  condição fundamental para a saúde geral e para a qualidade de vida da população.

A principal meta do Brasil Sorridente é a ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Dentre as linhas de ação do programa destacam-se a reorganização da Atenção Básica em Saúde Bucal (implantação das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família), a ampliação e qualificação da atenção especializada (implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a viabilização da adição de flúor na água nas Estações de Tratamento dos municípios, antes da distribuição da água ao público pela rede de abastecimento.