Profissionais da Educação Física são capacitados Prontuário Eletrônico do Cidadão

Profissionais da Educação Física são capacitados Prontuário Eletrônico do Cidadão
Profissionais da Educação Física são capacitados Prontuário Eletrônico do Cidadão
Profissionais da Educação Física são capacitados Prontuário Eletrônico do Cidadão
Profissionais da Educação Física são capacitados Prontuário Eletrônico do Cidadão

Pelo menos 17 profissionais da educação física que atuarão no município através do Programa de Incentivo à Atividade Física de Floriano, foram capacitados para utilização do Prontuário Eletrônico do Cidadão. De forma simples, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado pelos profissionais de saúde.

Desde 2023, mais de 200 pessoas participaram dos cinco núcleos espalhados pela cidade. Para 2024, a Secretaria de Saúde, através do Núcleo Multiprofissional de Saúde, planeja ampliar os atendimentos na zona urbana e rural.

A prática regular de atividade física contribui para a proteção e combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs), como câncer de mama e de cólon, diabetes, cardiopatia e eventos de acidente vascular cerebral; além de estar relacionada a um menor índice de mortalidade por todas as causas. Diante disso, a atividade física é considerada um dos determinantes e condicionantes para a saúde no país.

Dados apontam que a prevalência global de inatividade física foi de 27,5% em 2016. No Brasil, dados de 2021 apontaram que 48,2% da população com 18 anos ou mais das capitais brasileiras não atendia ao mínimo de atividade física recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde, sendo que as mulheres (55,7%) e os idosos (73,0%) apresentaram as maiores prevalências.

Os altos índices de inatividade física acarretam em impactos econômicos aos sistemas de saúde. No Brasil, estima-se que do total de internações pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 15% seja atribuído à inatividade física, resultando em um custo aproximado de R$275.646.877,64.

Diante do quadro, o Ministério da Saúde criou, em 2019, coordenação voltada para a criação de políticas públicas de atividade física na atenção primária. Entre as ações, está a elaboração do Guia de Atividade Física para População Brasileira, que traz diretrizes para prática de atividade física. As orientações são vistas por órgãos internacionais de saúde como fundamentais para redução da inatividade física e compõem a agenda de promoção da saúde de aproximadamente 62% dos países.

Essa medida é fundamental para garantir que as demandas específicas das mulheres sejam atendidas de maneira efetiva, contribuindo para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. A Secretaria da Mulher será um canal importante para ampliar a representatividade feminina na esfera pública e para promover a conscientização sobre questões de gênero.

Sobre o PEC

O PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das UBS, além de apoiar o processo de coordenação do cuidado do cidadão realizado pelas Equipes de Atenção Básica.