Saúde bucal de Floriano continua processo de substituição de 'canetas' odontológicas

Saúde bucal de Floriano continua processo de substituição de “canetas” odontológicas

Saúde bucal de Floriano continua processo de substituição de 'canetas' odontológicas
A Secretaria de Saúde de Floriano, através da Coordenação de Saúde Bucal, continua o processo de substituição de canetas de alta e baixa rotação em consultórios da atenção básica e adquiriu novos equipamentos. Já foram entregues, até agora, 13 canetas de alta rotação, 6 de baixa rotação, além de 2 fotopolimerizadores.  

A caneta de alta/baixa rotação ou caneta odontológica é um item indispensável no atendimento odontológico. Sua função é facilitar a remoção de cáries e tártaro dos dentes através da quebra do esmalte, facilitando sua higienização e limpeza. Além disso, ela também pode ser usada para acessar o canal do dente ou preparar superfícies para próteses. 

Já o fotopolimerizador é conhecido por transmitir uma luz azulada, mas que na prática, ativa uma substância chamada de canforoquinona, presente nos compostos de resina e em outros produtos odontológicos, endurecendo o tecido. O processo de ativação é chamado de polimerização e nada mais é do que uma reação química causada pela luz emitida. Com o endurecimento dessas células, é possível garantir maior durabilidade dos procedimentos realizados.

A coordenadora de Saúde Bucal, Deylany Tôrres, explica que os equipamentos adquiridos são de alta qualidade e vão proporcionar aos profissionais dentistas maior qualidade na execução dos procedimentos. “Estamos adquirindo os melhores equipamentos do mercado”, disse.