Saúde garante abastecimento de remédios em todas as UBS

Ainda no fim do ano, a Secretaria de Saúde de Floriano realizou a aquisição de diversos medicamentos para reabastecer todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Segundo Juscinaldo Duarte, farmacêutico e Chefe da Vigilância Sanitária de Floriano, a Secretaria de Saúde tem como base uma lista do Ministério da Saúde, a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

O prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, fez questão de acompanhar e fiscalizar a separação e envio desses medicamentos na última sexta-feira (03). “A Assistência Farmacêutica Municipal faz um levantamento diário dos remédios que estão em falta, assim um relatório é gerado para que a Secretaria de Saúde faça a distribuição correta. A rede municipal de saúde de Floriano é referência”, disse o prefeito.

A medida tem como objetivo prevenir a falta de medicação no período de grande movimentação nas 24 Unidades Básicas de Saúde do município. “Nós observamos ao longo do ano de 2019 quais o medicamentos que tem a maior saída, fizemos a aquisição e abastecemos nossa rede municipal”, disse Juscinaldo Duarte.

A Rename é elaborada atendendo aos princípios fundamentais do SUS, isto é, a universalidade, a equidade e a integralidade. E tem como base a relação dos medicamentos indicados para os tratamentos das doenças e agravos que acometem a população brasileira. A lista é construída a partir de uma avaliação que considere as informações de eficácia, efetividade, segurança, custo, disponibilidade, entre outros aspectos, obtidas a partir das melhores evidências científicas disponíveis.