SEMAN implanta ecoponto do projeto ambiental Óleocoletar

SEMAN realiza implantação de Ecoponto do projeto ambiental Óleocoletar

SEMAN implanta ecoponto do projeto ambiental Óleocoletar
Na tarde desta quarta-feira, 6, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais, por meio do departamento de Educação Ambiental,  implantou o primeiro ecoponto, do Projeto Óleocoletar, na Escola Municipal Raimundo Neiva, no conjunto Pedro Simplício. Na oportunidade, o projeto foi apresentado aos alunos da escola.

O Projeto Óleocoletar  é uma parceria com a empresa FLORECICLA, e tem como proposta evitar o descarte incorreto do óleo de fritura, usado em residências, bares e restaurantes, que de maneira corriqueira, é descartado pelo ralo da pia, no solo ou junto com o lixo orgânico comum, métodos e meios que contaminam o meio ambiente, poluindo a água, o solo e até mesmo a atmosfera. Vale ressaltar, que  um litro de óleo de cozinha usado pode poluir cerca de 1 milhão de litros de água, quantidade aproximada para suprir o consumo de uma pessoa pelo período de 14 anos.
“A apresentação do projeto aos alunos é essencial, pois eles serão os multiplicadores  protagonistas desta ação, que levarão a ideia para suas casas, orientarão e incentivarão  a participação de todos da família para a coleta responsável do óleo, evitando o descarte no meio ambiente”, disse Haila Oka, secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Com o Ponto de Entrega Voluntária ( PEV) na escola Raimundo Neiva, os alunos e toda a comunidade poderão levar seu óleo de fritura usado, devidamente armazenado e fazer o descarte no ECOPONTO, garantindo assim a destinação ambientalmente adequada deste resíduo protegendo o meio ambiente.