Alunos participam de atividade em alusão ao dia da Matemática

Na tarde desta terça-feira (08), a Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Educação, em solenidade na Escola Municipal Getúlio Vargas, na praça do Catumbi, realizou o “Projeto descomplicando a matemática: comemorando o dia nacional da matemática”. O projeto de ensino foi desenvolvido por alunos do Ensino Fundamental, e organizado por professores de matemática do município e residentes do IFPI.

O objetivo consiste em estimular os alunos a aprenderem a comunicar-se matematicamente, além de contribuir para o desenvolvimento do aluno, permitindo apresentarem trabalhos com precisão, argumentando sobre suas conjecturas, fazendo uso da linguagem oral e estabelecendo relações entre as mais diversas representações matemáticas, sabendo que estão presentes em todos os momentos e nas mais variadas áreas de reconhecimento.

Durante a apresentação do projeto, os alunos apresentaram paródias, participaram de jogos voltados ao ensino da matemática, e foram contemplados com uma palestra sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, realizada pelos residentes do IFPI.

De acordo com Flávia Noleto, coordenadora de matemática do Município, durante todo mês de maio as escolas da rede realizarão o projeto com os alunos do Ensino Fundamental. “O projeto é desenvolvido com alunos da rede, e oportuniza que eles percebam a importância da matemática para a vida de qualquer pessoa, pois facilita a vida cotidiana, além de auxiliar no desenvolvimento do raciocínio e concentração”, disse.

Para a gestora da escola, Antônia Maria, o ensino da matemática é fundamental para a formação intelectual e social do aluno. “A matemática é essencial para a construção do conhecimento, como também na construção da cidadania, através dela é desenvolvido o pensamento lógico para a construção de conhecimentos nas diversas áreas”, concluiu Antônia.