Saúde monitora casos de Covid-19 em Floriano

Saúde monitora casos de Covid-19 em Floriano

A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, se reuniu om as diretorias de Imunização e Epidemiologia na manhã desta terça-feira, (29), para avaliar o painel epidemiológico do município. Os dados apontam que no mês de novembro já foram contabilizados 27 casos positivos para Covid-19 em Floriano.

"Estávamos em queda por quatro meses seguidos. Agora tivemos um aumento. Precisamos estar atentos às medidas de prevenção e sempre que estiver com sintomas gripais, procurar uma unidade de saúde. A máscara pode ajudar a quebrar a cadeia de transmissão do vírus. Use máscara quando puder", explica Caroline.

Número de casos confirmados da doença nos últimos meses:

Julho - 435 
Agosto - 23
Setembro - 5
Outubro - 2 
Novembro - 27

Em reunião com a equipe técnica, a secretária de Saúde, Caroline Reis, lembrou que o município descentralizou, nos últimos meses, a testagem de covid-19 para todas as unidades de saúde. “Essa descentralização garante acesso mais rápido a todas as regiões da cidade. Semanalmente vou me encontrar com o departamento de epidemiologia para avaliar a evolução da doença. Floriano detém uma boa taxa de vacinação, o que diminui a gravidade dos sintomas, mas a covid-19 é uma doença que não podemos baixar a guarda”, afirmou Caroline Reis. 

Prevenção – 5 Dicas importantes

1. Lave bem as mãos e com frequência, usando álcool em gel ou água e sabão;
2. Mantenha uma distância mínima de 1 metro entre você e qualquer pessoa que tossir ou espirrar;
3. Evite tocar nos olhos, nariz e boca;
4. Você e as pessoas ao seu redor devem manter uma boa higiene das vias aéreas. Isso significa cobrir a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou com um lenço de papel quando tossir ou espirrar. O lenço usado deve ser descartado imediatamente;
5. Fique em casa se não estiver bem. Se você tiver febre, tosse e falta de ar, procure atendimento médico e ligue com antecedência para o posto de saúde, UPA ou pronto-socorro.