'Aqui tem Saúde' realiza mais de 480 atendimentos na região do Alto da Cruz

Aqui tem Saúde” realiza mais de 480 atendimentos na região do Alto da Cruz

'Aqui tem Saúde' realiza mais de 480 atendimentos na região do Alto da Cruz
Nesta segunda-feira, 04, a Prefeitura de Floriano através da Secretaria Municipal de Saúde realizou a primeira edição do Programa “Aqui tem Saúde” que reúne serviços da pasta onde são levados para bairros e localidades da zona urbana e rural do município. A secretária de Saúde, Caroline Reis, comemorou a participação popular nas atividades que aconteceram em torno da UBS Santa Cruz, no bairro Alto da Cruz. 

“Ao todo, realizamos 482 atendimentos em diversas áreas. Esse foi um evento piloto e vamos melhorar a cada edição. Para que a população saiba que nós estamos indo até ela, por isso, a escolha do nome “Aqui tem Saúde”, explica Caroline Reis. 

Segundo dados da SMS, foram realizadas mais de 35 consultas médicas, além de atendimentos odontológicos (foram entregues 155 kits odontológicos) e coletas citopatológicas. A Central de Marcação de Consultas e Exames encaminhou pacientes para exames laboratoriais e outros exames como tomografia e ultrassom.

O Núcleo Multiprofissional de Saúde se fez presente com atendimentos em fisioterapia, psicologia, nutrição e fonoaudiólogo. Já o Centro de Testagem e Aconselhamento realizou 88 testes rápidos para HIV, Hepatites B e C e Sífilis. A diretoria de Imunização aplicou vacinas contra gripe e de rotina. 

Totalizado “Aqui tem Saúde” Alto da Cruz

Coleta de citopatológico = 09 pacientes
Atendimentos médicos = 37 pacientes
Atendimentos odontológicos UBS = 06 pacientes
Atendimentos odontológicos (unidade móvel) = 10 pacientes
Receitas dispensadas = 40 pacientes 
Marcadores de consumo alimentar= 13 pacientes
Aferição de PA e glicemia capilar= 42 pacientes
Marcação e regulação = 10 pacientes exames laboratoriais + 06 transvaginal + 04 TC tórax covid + 01 ultrassom abdominal = 21 pacientes
Vacinação de rotina (8) e influenza (20)
Fonoaudióloga = 08 pacientes
Nutricionista = 08 pacientes
Fisioterapeuta = 01 encaminhamento + 03 auriculotetapia
Psicóloga = 02 pacientes
CTA = 22 pacientes que equivale a 88 testes rápidos 
Testes covid = 19
Kits odontológicos entregues = 155

“Aqui tem Saúde”

O Programa Aqui tem Saúde é um conjunto de ações e serviços voltados para a população que leva o trabalho das equipes de estratégia de saúde da família além dos muros das unidades de saúde. são consultas com médicos especialistas, atendimento de equipe multiprofissional, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis, saúde da mulher, ações de saúde mental e muito mais. Após a consulta com o médico, por exemplo, o paciente já consegue pegar medicamentos dispensados na farmácia básica. bem como agendar ou marcar consultas. outro serviço importante é a atualização da caderneta de vacinação, inclusive contra covid-19.