Bicentenário: Desfile Cívico e Repique dos Sinos marcam o 7 de setembro em Floriano

Na manhã desta quarta-feira, 7 de setembro, Floriano comemorou os 200 anos de Independência do Brasil. As comemorações ao Bicentenário da Independência aconteceram após dois anos sem desfile, devido à situação pandêmica. E a Prefeitura de Floriano retomou o desfile cívico em grande estilo.

O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, ladeado da primeira-dama, Carmélia Reis, iniciou o dia com a solenidade de hasteamento das bandeiras, às 8h, na praça Dr. Sebastião Martins, na companhia de vereadores, secretários municipais, representantes de instituições e entidades da sociedade civil e militar.

Logo em seguida, as autoridades se dirigiram ao palanque montado na avenida Getúlio Vargas, para prestigiar o tradicional desfile cívico de 7 de setembro, onde centenas de pessoas já estavam a postos para acompanhar as apresentações, reacendendo a alegria e o orgulho à pátria da população florianense.

Cadenciados pela banda de música do município "Maestro Eugênio", abriram o desfile a Polícia Militar, com seus homens e viaturas, seguida pelo Pelotão Mirim, através do "Projeto Cidadão Mirim", que atende cerca de 50 crianças e adolescentes de 8 a 18 anos, e Força Tática, que fez uma salva de tiros de festim em frente ao palanque. A PRF também levou suas viaturas à avenida, seguida pelos ex-combatentes do exército.

Na sequência, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (SEMDAS), tendo à frente a secretária Rafaela Barros e colaboradores, desfilou com todos os programas desenvolvidos pela pasta, destacando os Idosos, os CRAS, e os projetos sociais, entre eles, o Capacita Floriano, que promove cursos profissionalizantes para as famílias em vulnerabilidade assistidas pela pasta.

A APAE desfilou com seus alunos e colaboradores, levando a mensagem de superação e inclusão para a avenida. Os Desbravadores e Escoteiros também levaram sua cadência e histórias de trabalho social para a avenida.

Representando as escolas estaduais, a banda  da Unidade Escolar Osvaldo da Costa e Silva se apresentou na avenida.

A rede municipal de ensino desfilou com cerca de 12 escolas da sede e zona rural do município,  ao som das fanfarras da Escola Padre Pedro Barroso, José Francisco Dutra e da Banda de Música do Município, encantando o público presente com belas apresentações que destacam temas como a inclusão social, autismo, proteção à criança e adolescente, empatia, paz, além dos projetos desenvolvidos a exemplo do Pacto pela Aprendizagem, entre outros.

A apresentação da Secretaria Municipal de Educação, tendo à frente o secretário Nylfrânyo Ferreira e colaboradores encerraram a parada cívica, momento em que o prefeito Antônio Reis e o presidente da Câmara Municipal, Joab Curvina, foram receber os organizadores de tão belo e significativo desfile cívico, que teve ainda o arremate com o passeio dos motociclistas.

A programação comemorativa aos 200 anos da Independência do Brasil continuou às 16h30 com o repique dos sinos, no mesmo horário em que, segundo os historiadores, D. Pedro I teria dado o Grito de Independência.

O arriamento das Bandeiras às 18h, na praça Dr. Sebastião Martins, encerrou a programação festiva da semana da Pátria e Bicentenário da Independência em Floriano