Comissão de Floriano faz visita técnica a aterro sanitário da cidade de Água Branca

No último sábado (16), uma equipe técnica da Prefeitura de Floriano, formada pelos secretários de Governo, Marcony Alisson, de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Haila Oka, de Parcerias e Concessões (PPPs), Bento Viana, além do Procurador-Geral, Phillippe Cronemberger, do diretor da Infraestrutura, Reneé Moreira, e do Controlador de Unidade da Secretaria Municipal de Governo, Jossando da Silva, visitaram a empresa Ecológica Tratamento Ambiental, localizada na cidade de Água Branca, a 148 quilômetros de Floriano. Eles foram recebidos pelo representante da empresa, Reginaldo Gasel.

No local, a equipe conferiu de perto uma experiência de aterro sanitário totalmente regularizado no Piauí, que realiza a coleta de resíduos sólidos de setores privados e dão destinação correta e regular, cumprindo os padrões legais.

A visita teve como objetivo conhecer o projeto desenvolvido no local e buscar novas alternativas para implantação no município de Floriano, verificando a viabilidade da destinação dos resíduos de Floriano para o local. No entanto, apesar de ser uma estrutura totalmente regular e de respeitar todos os padrões ecológicos e ambientais, o aterro sanitário não atende às demandas do poder público, tendo em vista a grande quantidade de resíduos sólidos produzidos em toda a cidade, funcionando apenas para o setor privado.

Segundo Bento Viana, secretário de PPPs, atualmente Floriano gera mais de 2 mil toneladas de resíduos sólidos por mês, enquanto o aterro sanitário da Ecológica, tem a capacidade mensal de apenas 750 toneladas. "Ou seja, mesmo um convênio com a empresa não seria possível para atender a realidade de Floriano, mesmo sendo uma experiência exitosa”, disse.

O secretário de Governo, Marcony Alisson, reforçou ainda sobre a experiência, e como vem sendo desenvolvido este trabalho no município de Floriano. “Constatamos um aterro sanitário com uma ótima dinâmica, destinação e processamentos corretos, mas que não está enquadrado como modelo público. No entanto,  pode nos servir de inspiração nessa iniciativa para buscar a melhor solução viável para Floriano”, disse.

De acordo com Marcony Alisson, atualmente a Prefeitura de Floriano realiza um trabalho de controle do aterro sanitário do município, com a construção de muretas, cercamento da área, construção de guarita para controle do fluxo de entrada, além da construção de banheiros e escavação de valas. “Estas são medidas pontuais que estão sendo tomadas pelo poder público até podermos promover a implantação de um projeto viável para atender melhor a toda a cidade”, finalizou.