Floriano emite novo decreto sobre uso de máscara e inclui dois grupos prioritários

Floriano emite novo decreto sobre uso de máscara e inclui dois grupos prioritários
O prefeito de Floriano, Antônio Reis Neto, assinou, na manhã desta quarta-feira (16), um novo decreto que atualiza as medidas municipais contra a Covid. A partir de agora, gestante e pessoas com comorbidades devem utilizar máscaras obrigatoriamente. Essas categorias se juntam a idosos e imunossuprimidos. 

O documento considera a atual situação epidemiológica do Estado do Piauí e a necessidade de uma análise permanente de reavaliação do cenário epidemiológico no Município de Floriano, bem como a manutenção das medidas preventivas e protocolos sanitários contra a Covid-19. 

Outro ponto inserido no novo decreto diz respeito às medidas preventivas como disposição de água, sabão, álcool em gel e uma pia com água corrente nos seguintes estabelecimentos: 
Em unidades/consultórios/estabelecimento assistenciais de atendimento à saúde, públicos ou privados, ambulatorial ou internação (trabalhadores, pacientes/usuários, acompanhantes e visitantes);
- Em transportes coletivos, públicos ou privados, rodoviário ou ferroviário (trabalhadores e passageiros/usuários), assim como táxis e transportes por aplicativos
A secretária de Saúde de Floriano, Caroline Reis, em reunião com empresários na última segunda-feira (14), destacou que mesmo o município estando em queda nos casos positivos, Floriano é cidade polo onde centenas de pessoas transitam. “Temos uma cobertura vacinal muito boa. Mas não vamos ser pegos de surpresa. Por isso o novo decreto resolveu incluir alguns grupos que estavam faltando”, disse. 
Nos últimos meses, segundo o departamento de Epidemiologia, Floriano tem apresentado queda em novos casos da Covid-19. Em julho, foram contaminadas 435 pessoas. No mês seguinte, agosto, 23 florianenses. Setembro caiu para 05, outubro apenas duas pessoas. E, agora em novembro, apenas uma pessoa testou positivo para a doença.

Confira, na íntegra, o decreto municipal: