Floriano realiza caminhada de promoção à vida e prevenção ao suicídio

Floriano realiza caminhada de promoção à vida e prevenção ao suicídio

Floriano realiza caminhada de promoção à vida e prevenção ao suicídio
Conscientizar sobre temas como suicídio e depressão está entre os objetivos da Prefeitura de Floriano com a realização,   nesta quarta-feira (28), da Caminhada de Promoção à Vida, que percorreu trechos do centro da cidade. O prefeito Antônio Reis liderou a ação acompanhado da secretária de Saúde, Caroline Reis. 

O percurso da frente da sede da Secretaria de Saúde, na avenida Eurípedes de Aguiar, seguiu pela Castro Alves e depois Avenida Getúlio Vargas. Os participantes e convidados vestiram camisas amarelas em alusão ao mês de prevenção ao suicídio. A passeata contou com a participação de alunos do Ginásio Primeiro de Maio e internos da comunidade Shalom. 

A Prefeitura elaborou cartazes e folderes com orientações e sinais de alerta que foram distribuídos pelo comércio local. “As pessoas que precisarem de ajuda devem buscar atendimento na unidade de saúde de referência, que fará avaliação, encaminhando, em caso de necessidade, aos serviços de saúde mental”, explicou Idalina de França, coordenadora de Saúde Mental. 

Conforme o Ministério da Saúde, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil. Cerca de 96,8% dos casos estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. 

De acordo com revisão divulgada este ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental em 2019. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes, e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.