Meio Ambiente apresenta resultados dos projetos ambientais de 2022

A Prefeitura de Floriano, atra

Meio Ambiente apresenta resultados dos projetos ambientais de 2022

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais - SEMAN, promoveu, nesta manhã (10), no auditório da Secretaria de Educação, uma ação para apresentação dos resultados dos projetos ambientais desenvolvidos pela pasta durante o ano de 2022, entre eles três principais:  Projeto Escola Seletiva, ÓleoColetar e Ecotampas.

Durante a solenidade, que contou com a participação da secretária de Meio Ambiente, Haila Oka; presidente da Câmara Municipal, Joab Curvina; demais vereadores, servidores e alunos da rede municipal de ensino, foi apresentado um vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação, com ênfase na importância dos projetos trabalhados durante o ano passado.

O Projeto Escola Seletiva alcançou a marca de 658 kg de materiais coletados, que foram destinados à reciclagem e entregues para a Cooperativa de Catadores (COOCAMFLO-PI), do bairro Guia, entre eles, vidro, plástico, metais e papelão. As escolas campeãs de arrecadação, foram: a Antônio Nivaldo (344 kg), a Getúlio Vargas (194 kg), a Dorinha Carvalho (93,5 kg) e a Raimundinha Carvalho (26,5 kg).

Já o projeto ÓleoColetar, no ano de 2022, coletou 173 litros de óleo de cozinha usado, que seriam despejados no meio ambiente. As escolas que se destacaram nessa missão sustentável, foram: a Francisco Dutra (103 litros), a Antônio Waquim (50 litros) e a Raimundo Neiva (20 litros). Para a execução das ações, o projeto contou com a parceria da empresa FLORECICLA, que atua na destinação correta desses materiais.

Durante a solenidade, representantes das escolas foram premiados pela Secretaria de Meio Ambiente, com a distribuição de kits para as escolas e alunos da rede de educação. “Estamos orgulhosos pelo grande alcance dos nossos projetos, que não seria possível sem a colaboração dos nossos professores e alunos que vestiram a camisa e nos auxiliaram para um meio ambiente mais equilibrado e sustentável”, disse Haila Oka.

Em 2021, também foi lançado o Projeto Ecotampas em parceria com empreendimentos de Floriano, principalmente de empresas nas imediações do rio Parnaíba, entre eles: Restaurante Flutuante, Restaurante Zé do Flutuante, Restaurante O Carinhoso, Restaurante Velho Monge, Pizzaria e Hamburgueria 354 e Restaurante Café Del Rio. No início do mês, o projeto foi implantado em mais 6 empreendimentos. Através dele, milhares de tampinhas de metais puderam receber a destinação correta, reduzindo os impactos ao meio ambiente.