Novo decreto modifica horário de funcionamento de bares e restaurantes em dias específicos

Novo decreto modifica horário de funcionamento de bares e restaurantes em dias específicos

Novo decreto modifica horário de funcionamento de bares e restaurantes em dias específicos
 

O Secretário de Saúde, James Rodrigues e o Diretor da Vigilância Sanitária, Jussinaldo Duarte, concederam entrevista à imprensa na manhã desta quinta-feira (27), quando explicaram a publicação do novo decreto com medidas restritivas contra a PANDEMIA da Covid-19. 

Quanto ao horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais, casas de shows, clubes, bares e restaurantes, o documento autoriza o funcionamento de domingo a quinta-feira até 1h da madrugada. Na sexta e sábado, fica autorizado uma hora a mais de funcionamento, ou seja, até 2h da manhã. 

As exceções são: pontos de alimentação, às margens das rodovias exclusivamente para atender a pessoas em viagem; serviços de saúde, imprensa, farmácias, autoatendimento bancário, postos de combustíveis e serviço de delivery exclusivo para alimentos, que são considerados serviços essenciais.

Em caso de descumprimento, o infrator pode pagar multa que varia de R$ 4.080,00 a R$ 40.800,00.

Em caso de reincidência, o infrator fica sujeito a interdição total do estabelecimento e cassação do alvará de funcionamento.

Outro ponto discutido na coletiva diz respeito à intensidade das fiscalizações por parte da Vigilância Sanitária. "A Polícia Militar vai nos ajudar nesse sentido e estaremos atentos aos locais com maior aglomeração. Já tivemos medidas parecidas e a maioria dos comerciantes colaborou", explicou Jussinaldo Duarte. 

Outra estratégia firmada foi a criação de um posto de vacinação para os funcionários do comércio, com horário diferenciado, a ser anunciado até a próxima semana. 

O secretário James Rodrigues explicou que além destas medidas, o município tem reforçado a retaguarda nos estabelecimentos de saúde, a exemplo da ampliação de funcionamento do Centro de Referência Gripal (Cersig), que passa a operar por 12 horas seguidas, das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 7h às 13h.