PMF cede sala no Complexo Mercado do Cruzeiro para a Associação de Pessoas Autistas ‘Anjo Azul’

Prefeitura cede sala no Complexo Mercado do Cruzeiro para a Associação de Pessoas Autistas ‘Anjo Azul’

O prefeito Joel Rodrigues participou nesta quarta-feira, 02, de uma reunião da Associação de Mães e Amigos da Pessoa Autista - a Anjo Azul em Floriano, momento em que anunciou que a prefeitura iria conceder uma sala para abrigar a sede da Associação, localizada no Complexo Comercial Mercado do Cruzeiro. O espaço será o ponto de referência da  “Anjo Azul” e servirá para a realização de reuniões, entre outras demandas, que visem a garantia dos direitos da pessoa com espectro autista.

A associação nasceu em agosto de 2021, com o objetivo de assegurar os direitos das pessoas que vivem sob o espectro autista, bem como buscar parcerias públicas e/ou  privadas para a realização de ações que combatam o estigma e o preconceito, e incentivem o compartilhamento de informações e educação sobre direitos, tratamento e convívio.

Em Floriano, a Sala de Estimulação Precoce instalada na unidade de saúde Viana de Carvalho desempenha um papel importante na promoção da saúde de crianças autistas. Segundo James Rodrigues, Secretário de Saúde de Floriano, é extremamente importante garantir a continuidade do trabalho multiprofissional desenvolvido pela equipe. “A sala de estimulação precoce é uma referência para a implementação deste modelo de atendimento especializado em outa unidade de saúde. Estamos estudando e analisando parcerias para ampliar o serviço”, disse.

A Lei 12.764/2012, considera autismo uma deficiência, para efeitos legais e autoriza estabelecimentos públicos e privados a utilizarem a simbologia da fita quebra-cabeça para identificar a prioridade no atendimento, além de sugerir que diferentes setores públicos trabalhem juntos para desenvolver políticas públicas para o autismo.