Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), participam da 1ª etapa das Oficinas Regionais de Qualificação de Indicadores da APS – 2026. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção Primária à Saúde, e reúne coordenadores da APS, coordenadores das Equipes de Saúde Bucal (ESB) e coordenadores das equipes eMulti de 74 municípios que compõem a macrorregião dos territórios Alto Parnaíba e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.
A programação ocorre durante dois dias com a participação de mais de 150 profissionais e tem como foco o fortalecimento do monitoramento e da qualificação dos indicadores da Atenção Primária à Saúde. O objetivo das oficinas é orientar e qualificar o acompanhamento dos indicadores que avaliam o desempenho da APS nos municípios, fortalecendo a gestão e contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde ofertados à população.
Durante o evento, os participantes recebem orientações sobre os novos indicadores da Atenção Primária, além dos critérios de registro, acompanhamento e monitoramento utilizados no cofinanciamento federal da área.
Ao abordar o abastecimento de medicamentos para o tratamento do diabetes, a enfermeira Luzita Thomaz da Silva, apoiadora técnica e institucional do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), informou que o SUS está passando por uma transição no fornecimento de insulinas e anunciou uma novidade relacionada à produção nacional do medicamento. Ela explicou que: “hoje o SUS disponibiliza insulina NPH irregular, mas devido a falta de substância em quantidade suficiente para a produção desse insumo, ela está sendo substituída por insulinas análogas. E uma novidade que está vindo, que vai ser de produção nacional”, destacou.











