Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária

Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária
Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária
Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária
Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária
Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária
Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária
Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária
Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária
Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária
Servidores da Saúde de Floriano participam de oficina regional para qualificação dos indicadores da Atenção Primária

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Floriano, que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS), participam da 1ª etapa das Oficinas Regionais de Qualificação de Indicadores da APS – 2026. O evento é promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), por meio da Gerência de Atenção Primária à Saúde, e reúne coordenadores da APS, coordenadores das Equipes de Saúde Bucal (ESB) e coordenadores das equipes eMulti de 74 municípios que compõem a macrorregião dos territórios Alto Parnaíba e Vale dos Rios Piauí e Itaueira.

A programação ocorre durante dois dias com a participação de mais de 150 profissionais e tem como foco o fortalecimento do monitoramento e da qualificação dos indicadores da Atenção Primária à Saúde. O objetivo das oficinas é orientar e qualificar o acompanhamento dos indicadores que avaliam o desempenho da APS nos municípios, fortalecendo a gestão e contribuindo para a melhoria dos serviços de saúde ofertados à população.

Durante o evento, os participantes recebem orientações sobre os novos indicadores da Atenção Primária, além dos critérios de registro, acompanhamento e monitoramento utilizados no cofinanciamento federal da área. 

Ao abordar o abastecimento de medicamentos para o tratamento do diabetes, a enfermeira Luzita Thomaz da Silva, apoiadora técnica e institucional do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-PI), informou que o SUS está passando por uma transição no fornecimento de insulinas e anunciou uma novidade relacionada à produção nacional do medicamento. Ela explicou que: “hoje o SUS disponibiliza insulina NPH irregular, mas devido a falta de substância em quantidade suficiente para a produção desse insumo, ela está sendo substituída por insulinas análogas. E uma novidade que está vindo, que vai ser de produção nacional”, destacou.