Prefeito Antônio Reis visita UBS Viana de Carvalho, referência na Planificação do SUS

Prefeito Antônio Reis visita UBS Viana de Carvalho, referência na Planificação do SUS

Prefeito Antônio Reis visita UBS Viana de Carvalho, referência na Planificação do SUS
O prefeito, Antônio Reis Neto, foi conhecer de perto o trabalho da Planificação do SUS na unidade básica de saúde Viana de Carvalho, que é referência para a região dos Vales dos Rios Piauí e Itaueira. A visita aconteceu na última quinta-feira, dia 28 de julho. A unidade teve toda a sua equipe capacitada e passa agora por um processo de novas metodologias de trabalho que agilizam o atendimento, prioriza o tempo e a humanização, além de fomentar políticas de saúde para a comunidade local.

A secretária de Saúde, Caroline Reis, afirmou que o trabalho realizado na UBS Viana de Carvalho está sendo implementado em todas as equipes de Estratégia de Saúde da Família de Floriano. "É um caminho longo, mas totalmente possível e com o apoio das equipes, vamos conseguir. Quem ganha é a comunidade", disse.

A unidade básica de saúde Viana de Carvalho fica localizada no bairro Sambaíba Velha. O local é a unidade referência do processo de Planificação pelo Ministério da Saúde e consultoria do Hospital Albert Eistein e SESAPI. O atendimento desta UBS é base para a implantação em outras unidades de saúde do município. 


Segundo Meyrilene Ferreira, coordenadora do Planifica em Floriano, a reunião teve como objetivo principal a apresentação dos avanços da unidade ao prefeito Antônio Reis. “Na oportunidade, mostramos ao gestor o que vem dando certo, quais as principais demandas e como outras unidades de saúde serão planificadas”, disse.

Em 2019, o município de Floriano foi selecionado para ser o polo de implantação desse projeto, que atende à rede primária e secundária de saúde. Desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e execução do Hospital Israelita Albert Einstein, o PlanificaSUS tem como objetivo a organização e a integração em rede da Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária. 

Com a implantação, a unidade de saúde Viana de Carvalho foi escolhida para ser a unidade referência, tendo, na pandemia, permanecido aberta realizando o monitoramento de usuários do sistema que precisaram dos serviços de saúde, como gestantes que não podiam deixar de fazer o pré-natal, além de hipertensos, diabéticos, atualização da caderneta vacinal e o atendimento em "bloco de horas", ou seja, o usuário que tem sua consulta ou procedimento agendado é atendido com hora marcada.