Prefeitura de Floriano incentiva público de 60 anos ou mais a requerer a Carteira do Idoso

A Prefeitura de Floriano, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Semdas) e da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), está convocando os idosos a partir dos 60 anos, cuja renda familiar per capita (a soma do rendimento total dividida pelo número de pessoas da família) não ultrapasse dois salário mínimo, a requererem a Carteira do Idoso, que garante a eles o direito ao Passe Livre Intermunicipal.

O Passe Livre é um benefício destinado a idosos de baixa renda que permite a eles viajarem de graça ou com descontos de até 50% nas passagens de empresas de transportes públicos que atuam dentro do Piauí, em viagens intermunicipais, conforme a Lei 7.056 de 09 de novembro de 2017 e o Decreto 18.419 de 09 de agosto de 2019.

Têm direito à carteira todos os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, que possuam residência comprovada no Estado do Piauí. Os interessados devem procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que seja mais próximo de sua residência, sendo o “CRAS I” situado à Rua Padre Reis, nº 481, bairro Sambaíba velha, e o “CRAS II” localizado na Praça Genésio Rosado, s/n, Conj. Pedro Simplício, munido dos documentos de RG, CPF, 2 fotos 3x4, comprovante de residência e de renda atualizados.

O cadastro é feito pela Semdas no Sistema da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), que farão a conferência dos dados e impressão das carteiras daquelas pessoas atenderem aos critérios de participação para receber o benefício, e posteriormente enviarem o documento ao município solicitante, no caso, Floriano. O prazo de recebimento da carteira é a partir de 1 mês.

Extensão do benefício

Cada ônibus tem garantia de duas passagens gratuitas. Caso já tenham sido emitidas, os demais idosos que solicitarem a passagem com pelo menos 04 (quatro) horas de antecedência terão descontos de 50% nas viagens em empresas de transporte público que atuam dentro do estado do Piauí.

*Com informações da Sasc