Sábado é o Dia D de vacinação em crianças menores de cinco anos e idosos em Floriano

Sábado é o Dia D de vacinação  em crianças menores de cinco anos e idosos em Floriano
No próximo sábado (30) será promovido o Dia D de vacinação de crianças de seis meses a menores de cinco anos e os trabalhadores de saúde contra a gripe e o sarampo em todas as unidades de saúde da zona urbana de Floriano. A vacinação ocorrerá das 8h às 17h. Segundo orientação do Ministério da Saúde, no dia 30 de abril, além das crianças e trabalhadores de saúde, idosos com 60 anos ou mais também deverão ser vacinados. 

A intenção da secretaria de saúde é vacinar o maior número de pessoas destes grupos no dia D, mas quem não puder se imunizar durante a mobilização, poderá se vacinar na UBS mais próxima de sua casa, a partir da segunda-feira (2).

Nesta fase da campanha contra a gripe a meta é vacinar 3.594 crianças de seis meses a menores cinco anos de Floriano.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, a previsão é que 7.936 idosos e 2.078 trabalhadores da saúde sejam vacinados. A vacina protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou o surto no final de 2021. 
Já a vacina contra o sarampo, que faz parte da imunização de rotina e tem o esquema vacinal previsto de uma dose do tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), está sendo aplicada em trabalhadores da saúde com a dose em atraso ou sem comprovação de vacinação, porque esse público está mais exposto à doença, nos serviços de saúde, e idosos (60 anos ou mais).

Para crianças de seis meses a menores de cinco anos a vacinação, antes prevista para iniciar na segunda-feira (2) e antecipada para este sábado (30), será de uma dose indiscriminada contra o sarampo. Ou seja, independente da situação vacinal, completa ou não, este público pode receber uma dose do tríplice viral. Vale ressaltar que ambas as vacinas, tanto contra a gripe quanto contra o sarampo, podem ser administradas na mesma visita à UBS. A vacinação simultânea é uma atividade recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações para a redução de oportunidades perdidas de vacinação.

E vale lembrar: todos do público alvo devem se dirigir à unidade básica de saúde mais próxima de sua casa, levando a caderneta de vacinação.