Saúde entrega cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, câmaras frias e fardamentos em Floriano

Saúde entrega cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, câmaras frias e fardamentos em Floriano

Saúde entrega cadeiras de rodas, aparelhos auditivos, câmaras frias e fardamentos em Floriano
O prefeito Joel Rodrigues realizou na manhã desta quarta-feira (03), a entrega de 32 dispositivos de locomoção (cadeiras de roda, de banho, andadores, muletas e botas ortopédicas), aparelhos auditivos, 14 câmaras frias e mais de 150 fardamentos a agentes comunitários de saúde e combate a endemias. 

A solenidade contou com a presenta do vice-prefeito, Antonio Reis Neto e dos vereadores: Joab Curvina, Dessim Almeida e Ancelmo Jorge. O secretário de saúde de Floriano, James Rodrigues, destacou a importância da entrega de tantos dispositivos e das câmaras frias. “Apenas em 2021 conseguimos beneficiar mais de 160 pessoas e agora, com pouco mais de dois meses já realizamos a entregar de mais 32 equipamentos de mobilidade e auditivos, que ao todo somam mais de 300 mil reais”, explicou. 

O prefeito Joel Rodrigues fez menção ao garoto Davi e sua mãe, Alany Pereira, que representaram os florianenses beneficiados. “Vê o David utilizando aparelho auditivo e sabendo que esse pequeno dispositivo vai mudar pra sempre a vida dele, não tem preço. Realizar sonhos não tem preço”. 

Câmaras frias

A Rede de Frios recebeu mais 14 câmaras frias que serão distribuídas nas unidades de saúde, facilitando e descentralizando a vacinação contra covid-19. O investimento é de 127.999,00. Esses equipamentos tecnológicos funcionam de 2°C a 8°C, com temperatura controlada e homogênea. Assim, quando se substitui a geladeira de vacinas convencional, por uma câmara frita, é possível garantir a qualidade e eficácia dos materiais armazenados. A câmara vertical tem capacidade para 420 litros e registra os dados de todo o período da conservação além de possuir sistema de alarmes em casos de anormalidade. Este tipo de câmara dispõe de opcionais que permitem o monitoramento remoto dela, e em casos de queda de energia, sistema de baterias com até 72 horas de autonomia. 

João Francisco, técnico da sala de vacina da UBS Floriano, disse que por muito tempo se esperou esses equipamentos e que agora se torna uma realidade. “Vacinei milhares de pessoas ao longo da minha vida e agora a mudança está acontecendo. Estou feliz por esse momento”, disse. 

Fardamentos 

Na mesma solenidade foram entregues mais de 150 fardamentos para agentes comunitários de saúde e endemias. Os itens são imprescindíveis na rotina de trabalho, tanto para a identificação do agente, como para a proteção individual nos deslocamentos em atividades de campo. “Esses profissionais são o contato com a população, atuam na ponta. São eles que conhecem todos os locais, sabem quem são as pessoas da comunidade, estão no front conhecendo e revelando as reais demandas da saúde”, completou James.