Secretária Elineuza Ramos acompanha agenda da ministra da Cultura, Margareth Menezes no Piauí

Secretária Elineuza Ramos acompanha agenda da ministra da Cultura, Margareth Menezes no Piauí

Secretária Elineuza Ramos acompanha agenda da ministra da Cultura, Margareth Menezes no Piauí
A secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Floriano, Elineuza Ramos, acompanhou, nesta terça-feira, 7, a agenda da ministra da Cultura, Margareth Menezes, em Teresina. Elineuza foi acompanhada do capoeirista Aladim e de assessores.
A ministra veio ao Piauí, para participar de eventos importantes, como o lançamento do documentário “A Carta de Esperança Garcia”, que ocorreu no Teatro 4 de Setembro, em Teresina e inaugurou o busto de Esperança Garcia, a primeira advogada mulher do Brasil, na sede da OAB-PI, escultura produzida em bronze pelo artista plástico piauiense Braga Tepi.
A solenidade contou com a presença do governador do Piauí, Rafael Fonteles, secretários, parlamentares, advogados e movimentos sociais.
A piauiense Esperança Garcia, mulher negra e escravizada, foi reconhecida no ano passado, em 25 de novembro, pelo Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Nacional, como a primeira advogada mulher do Brasil. Sua história conta que ela escreveu uma carta à mão para o então governador da província de São José do Piauí denunciando maus tratos e abusos físicos que vinha sofrendo de seu senhor, o capitão Antônio Vieira Couto, no século XIX, na fazenda em que vivia, na região de Oeiras.
Uma cópia da carta foi encontrada, em 1979, nos arquivos públicos do Piauí.

Elineuza Ramos, que é integrante do movimento “Mulheres Negras do Piauí”, fez questão de acompanhar este momento que marca a história de uma piauiense negra e escrava que se tornou símbolo da luta pelo povo negro.
“Esperança Garcia nos representa, e o Piauí e o Brasil reconhecem a sua importância. Como uma integrante assídua da luta do negro, acompanho de perto a história de Esperança Garcia e de tantos outros nomes que marcam a luta pela igualdade racial”, disse Elineuza.