Secretaria Municipal de Saúde e UFPI realizam o I Seminário de Segurança do Paciente
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação da Atenção Primária, e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizaram, nesta quarta-feira (24), o I Seminário de Segurança do Paciente. O evento aconteceu no auditório Pauliran da Costa e Silva, no Complexo Comercial do Cruzeiro e contou com as presenças da coordenadora da Atenção Primária, Júlia Marta Amorim, da diretora da UFPI, Profª Dra. Edmilsa Santana, da palestrante Profª Dra. Ingrid Moura, Profª Dra. Ana Paula Cardoso, representando a coordenação de enfermagem da UFPI, além de enfermeiros, agentes comunitários de saúde, estudantes, pesquisadores e servidores da saúde do município.
O seminário, realizado em parceria poder público e universidade, integra o projeto “Aprender: Segurança do Paciente”, que tem como foco a atenção primária e busca garantir segurança tanto para os profissionais quanto para os usuários do SUS. Segundo a coordenadora Júlia Amorim, a iniciativa reforça a importância da cooperação entre SMS e UFPI: “Essa parceria busca protocolos seguros para a boa conduta no atendimento ao paciente em todos os estabelecimentos de saúde do município. O manejo clínico vai começar na Atenção Primária e depois será expandido para os outros órgãos de saúde.”
A palestra magna foi ministrada pela Profª Dra. Ingrid Moura, idealizadora do projeto, que destacou a relevância dos protocolos de segurança no manejo clínico dos pacientes e da implantação de práticas que promovam a qualidade do cuidado. Em julho deste ano, o prefeito Antônio Reis assinou o decreto nº 084/2025, de 07 de julho de 2025, que criou o Núcleo Municipal de Segurança do Paciente e nomeou seus membros, fortalecendo ainda mais as políticas voltadas para a qualidade e segurança na saúde pública de Floriano.