Previne Brasil: Floriano registra a melhor nota entre as maiores cidades do Piauí

Previne Brasil: Floriano registra a melhor nota entre as maiores cidades do Piauí

Floriano segue avançado e melhorando seus índices no Previne Brasil, o novo financiamento da Atenção Básica. Com os resultados obtidos no primeiro quadrimestre de 2023, a Princesa do Sul ficou à frente das cinco maiores cidades do Piauí, mostrando sua eficiência organizacional e melhoria significativa nos 7 indicadores estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

Floriano 130° 8.51
*Referente ao primeiro quadrimestre de 2023

Picos 159° 7.93

Piripiri 199° 6.93

Parnaíba 215° 5.94

Teresina 217° 5.86

O resultado é referente ao primeiro quadrimestre de 2023. E leva em consideração dados apresentados pelo painel do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab), do Ministério da Saúde. 

O que é o Previne Brasi? 

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes a população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como a ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de Saúde Bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para a formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Indicadores Previne Brasil para o ano de 2022: 

1 - Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas de pré-natal realizadas, sendo a 1ª (primeira) até a 12ª (décima segunda) semana de gestação;
2 - Proporção de gestantes com realização de exames para Sífilis e HIV;
3 - Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
4 - Proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS.