Infraestrutura de Floriano realiza limpeza e manutenção de riachos da cidade

A Prefeitura de Floriano, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (SEINFRA), iniciou uma nova fase de limpeza e manutenção dos riachos que cortam o município, com o objetivo de preservar o leito dessas passagens de água e evitar transbordamento.

Essa ação, que faz parte de um serviço contínuo prestado pelo município, teve início, este ano de 2024, no mês de fevereiro, com a limpeza do Riacho Irapuã, na região dos bairros São Borja e Irapuã, seguido do Riacho Meladão, no bairro que leva o mesmo nome. Também foram realizadas intervenções nos riachos que cortam a Avenida Eurípedes de Aguiar e a Rua Gabriel Ferreira.

As intervenções estão sendo realizadas sempre que são identificados pontos críticos em algum dos riachos da cidade, que impeçam o escoamento da água e coloquem em risco a saúde pública e o meio ambiente. Atualmente, uma força-tarefa foi mobilizada para a limpeza do Riacho do Leite com nascente no bairro Cancela, cruzando os bairros Sambaíba Nova e Velha, Ibiapaba e Bosque Santa Teresinha, até desaguar no Rio Parnaíba.

Segundo levantamento feito pela SEINFRA, a cidade de Floriano é cortada por 12 riachos, que atravessam diversos bairros da cidade. O processo de limpeza desses mananciais é feito de forma manual, com uso de foices e enxadas e o recolhimento dos resíduos até local adequado para coleta, com retroescavadeira.

Segundo o coordenador das equipes de limpeza, José Rodrigues, “durante o processo de limpeza está sendo identificado a presença de lixo doméstico nos riachos. Essa é uma atitude que traz prejuízos a todos, como proliferação e doenças e obstrução das passagens de água. É importante que a população esteja vigilante e denuncie, à Ouvidoria, as pessoas que poluem nesses locais”, concluiu.

As denúncias podem ser feitas à Ouvidoria Municipal através do telefone de contato (89) 99448-2590.